RECURSOS ADMINNISTRATIVOS RECURSOS ADMINNISTRATIVOS SEMAFORO VERMELHO MARTINHO AGOSTO 2010
SEMÁFOROS ENCOBERTOS POR GALHOS
À Junta Administrativa de Recursos de Infrações/ Jarí |
Quanto custa para uma prefeitura ter uma equipe que de tempos em tempos realizaria vistorias e podas preventivas em árvores?
Quando acontece uma infração de trânsito ou acidente de trânsito é comum direcionar a responsabilidade pela ocorrência única e exclusivamente para um dos envolvidos.
Apesar de que a maioria das infrações seria evitável por ações precavidas dos motoristas e motociclistas, um número significativo tem como origem uma situação de risco na via.
Era um trecho razoável e eu seguia pela Avenida Diógenes Ribeiro de Lima a 60 Km/h.
Um pouco antes de chegar ao cruzamento, entrei em grave situação e inesperada.
Eu não percebi que o sinal estava fechado, pois galhos escondiam o semáforo.
Tentei frear, mas não havia tempo para isso.
Como o Semáforo ainda estava mudando de cor, não houve alternativa a não ser seguir em frente, pois caso eu tentasse parar o veículo de repente, fatalmente haveria uma batida.
Felizmente, fiz a travessia sem maiores problemas.
Se o semáforo estivesse mais visível, isso não teria acontecido.
O caso acima é um exemplo corriqueiro de risco a que motoristas estão sujeitos.
Contrariando um princípio de segurança no trânsito - o da plena visibilidade - vários municípios brasileiros e inclusive São Paulo mantêm por longos períodos semáforos encobertos por galhos e folhagens, o que dificulta ou impede a sua visualização com a antecedência apropriada.
É causa determinante de muitos acidentes de trânsito. Principalmente de madrugada. (01:58 hs).
- Por que isso se repete sistematicamente em praticamente qualquer cidade brasileira que possua semáforos?
- E por que podas preventivas não são programadas de forma que nem sequer o problema venha a surgir?
- Por que mesmo depois de identificado um local, a demora para a poda de galhos nos semáforos encobertos? (poda corretiva). Embora hoje, neste local citado já efetuaram a poda.
- Quanto custa para uma prefeitura ter uma equipe que de tempos em tempos realizaria vistorias e podas preventivas em árvores?
Acidentes custam muito mais (põe mais nisso!).
Em vários casos de acidentes em semáforos encobertos por vegetação, o custo decorrente bancaria uma equipe de podas por vários anos!
O município é responsável pela manutenção da arborização no passeio público.
Assim, caso comprovado acidente decorrente de situação na qual vegetação obstruía a visibilidade do semáforo, os prejudicados deverão ser indenizados pelo município e não serem multados, como é o caso em questão.
A falta de uma metodologia eficaz para administrar a poda de árvores faz com que exista tanto semáforo encoberto por galhos e folhagens em diversos municípios brasileiros e principalmente em São Paulo.
E com isso acabamos sendo prejudicados com multas e quando não sofremos acidentes irreparáveis. Durante a madrugada também só transitamos assustados e com medo e trabalhar com Táxi está cada vez mais difícil, mas é o meu único ganha pão.
Aqueles que possuem procedimentos operacionais com vistorias planejadas e podas preventivas, obviamente não têm semáforos encobertos por vegetação.
Quando isso não é realidade, o acionamento das equipes de podas pelas prefeituras quase sempre é na base popularmente conhecida como apagar incêndio.
Manter os semáforos visíveis para os usuários, tem um custo baixíssimo para uma prefeitura, ao passo que deixar semáforos encobertos pode representar custos sociais elevados e que no fim as próprias prefeituras arcarão com provável ocorrência devido ao problema.
O município que implantar procedimentos que evitem semáforos encobertos por galhos ou obstáculos de qualquer espécie contribuirá para a redução do número de mortos e feridos no trânsito brasileiro. E principalmente quando se trata de Taxistas, que sempre são as maiores vítimas, neste já tão caótico trânsito brasileiro.
Por todo esse motivo relatado e consciente de que não foi por minha culpa que essa infração ocorreu é que venho até aos Srs. Para pedir o deferimento desta multa e a extinção dos pontos que ela gerou. E só me resta registrar os meus profundos agradecimentos pela atenção que dispensaram.
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Cordialmente Depto de Operação do Sistema Viário
Secretaria Municipal de Transportes
_________________ Recurso de Multa de Trânsito
Martinho J. Rodrigues São Paulo, 04 de gosto de 2010.