RECURSOS ADMINNISTRATIVOS SEMÁFORO VERMELHO CELSO MARTINS JUNHO 2014 (2)

Requerimento para Recurso de Multa de Trânsito

Prefeitura da Cidade de São Paulo

Departamento de Operação do Sistema Viário/DSV

Secretaria Municipal de Transportes

Junta Administrativa de Recursos de Infrações

Dirijo-me muito respeitosamente ao Excelentíssimo Senhor Juiz desta Junta Julgadora e a esta não menos nobre Junta Julgadora, apresentar através deste Requerimento, recurso contra o Auto de Infração de Trânsito, por manifestar discordância com a penalidade imposta, uma vez que me sinto injustiçado ao que diz respeito.

Primeiramente venho informar que o veículo que eu dirigia “Avançou o sinal vermelho do Semáforo”, em infração à norma contida no Artigo 208 do CTB.

Venho alegar em minha defesa que foi necessário seguir em frente, pois senão eu ficaria parado neste citado cruzamento; no horário de 02:38 hs; horário este que indubitavelmente oferece perigo a qualquer condutor e principalmente em se tratando de motoristas de Taxi ao volante, como foi o meu caso.

Como se isso não bastasse, causou-me espanto e pânico o fato de que neste local, havia um sujeito, com características suspeitas bem próximo ao Semáforo.

Além do adiantado da hora, em local pouco iluminado, com um Taxista bem idoso ao volante, sozinho (sem companhia), em uma localização em que não tenho muito conhecimento, (sem dúvida muito escuro devido às arvores), segue-se o fato mais relevante desta situação, é que sem dúvida me encontrava na iminência de um provável assalto, pois havia; reitero; um sujeito com características suspeitas e com olhares suspeitos para o lado do veículo que eu conduzia e aí então aproveitei o sinal que ainda estava amarelo. Sendo que a troca de cores aconteceu neste ínterim.

Por isso, acredito que esta atitude não deve ser reprovada, porque infelizmente nos dias de hoje, não se pode esperar outra conduta por parte de quem já foi vítima de assalto; como é o meu caso; senão a de ter maior agilidade possível no trânsito, ou seja, enquanto aguarda a troca de sinal, olhar em volta, observar os pedestres, mas também tomar cuidado com possíveis e eventuais assaltantes, que como sabemos se aproveitam dessas paradas para assaltar os veículos e condutores e que não raro terminam na morte do motorista.

Infelizmente já fui vítima de assaltos, por 2 vezes, sendo assim plenamente compreensível e justificável esta atitude.

E para finalizar, todos nós sabemos que as próprias autoridades de trânsito, sempre que podem vêm a público aconselhar que o motorista trafegue com mais rapidez em locais perigosos durante altas horas da noite e de madrugada e sequer parem nos semáforos em locais perigosos durante a madrugada. Mas como fazer, sendo que necessito trabalhar, pois ainda não me aposentei?

Diante do exposto que retrata com fidelidade os reais acontecimentos, peço aos Ilmos Srs., o deferimento desta multa imposta e o cancelamento dos pontos que a mesma pode ter gerado.

Atenciosamente

_________________

Jose Martins

São Paulo, 07 de Junho de 2014.