RECURSOS ADMINNISTRATIVOS MARGINAL PIMHEIROS III NOTICIAS

O Portal de Notícias da Globo

16/04/09 - 07h10 - Atualizado em 16/04/09 - 08h12

Conflito entre placa de trânsito e radar gera multa na Marginal Pinheiros

Placa sob a Ponte do Jaguaré orienta a rodar nas faixas 3 e 4.
500 metros à frente, veículos são multados por rodar nestas faixas.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Foto: Roney Domingos/ G1

Placa sob a ponte do Jaguaré orienta os motoristas de caminhão a seguir pelas faixas 3 e 4 (Foto: Roney Domingos/ G1)

Motoristas que passam pela pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Interlagos, entre a ponte do Jaguaré e a Ponte Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, afirmam que são orientados a rodar pelas faixas 3 e 4 e, logo em seguida, acabam multados justamente por seguir a determinação. 

 

A multa é de R$ 85,18, por trafegar em local não permitido. Pela infração, o motorista ainda é punido com quatro pontos na carteira. Procurada desde o início da tarde de quarta-feira (15), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não se manifestou.

 

O motorista Silvano Francisco de Oliveira, que alega 20 anos de experiência e apenas duas multas no prontuário, relatou à Rádio CBN que teme perder a carteira e o emprego. Ele recebeu duas multas, nos dias 18 e 19 de março, por transitar na terceira faixa, mas calcula que pode ter sido multado mais vezes porque a notificação demora cerca de 15 dias para chegar.

 

"Passo na marginal quatro a cinco vezes por semana", disse ao G1.  Oliveira conta que os 20 caminhões da empresa de distribuição de cosméticos onde trabalha já receberam cerca de 80 notificações desde março. Agora ele se precavê. "Quando passo pelo trecho, fico junto ao muro da raia olímpica da USP", afirma. "Mas vejo uma fila de caminhões nas faixas 3 e 4."

  

O presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos da Baixada Santista, José Luiz Ribeiro Gonçalves, disse que somente na tarde de terça-feira (14) teve acesso a 14 multas recebidas por associados.  

 

"Eu vou a São Paulo para conhecer melhor o problema, conversar com as autoridades. Estamos recebendo muita reclamação de gente que seguiu a placa e acabou multado", afirmou.

 

Foto: Roney Domingos/ G1

Caminhão passa pela faixa 3 próximo ao radar onde motoristas têm sido multados por permanecer à esquerda (Foto: Roney Domingos/ G1)

O sindicato, com sede em Santos, representa 6 mil condutores da Baixada Santista e tem 1,8 mil associados. A maioria deles trafega entre Santos e São Paulo e usa o trecho da Marginal Pinheiros como acesso às rodovias Anchieta e Imigrantes. Segundo o sindicalista, alguns motoristas passam duas vezes por dia no local. 


Para entender

Uma placa fixada na estrutura da Ponte do Jaguaré orienta os motoristas de caminhão que passam pela Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, a seguir, obrigatoriamente, pelas faixas 3 e 4.

 

Cerca de 500 metros à frente, um radar localizado à esquerda da pista multa justamente os motoristas que passam pelas faixas 3 e 4. No início da tarde desta quarta-feira (15), o equipamento trabalhava sem parar para registrar a fila de caminhões que seguia pelos locais indicados.

 

O trecho onde o radar funciona fica perto do km 5,5 da Marginal Pinheiros. O local tem sete faixas de tráfego. Quem anda nas faixas 1, 2, 3 e 4 é multado por estar à esquerda. Os caminhões deveriam circular apenas pelas faixas 5, 6 e 7. O problema é que, quem segue a orientação, segue pelas faixas 3 e 4 e toma multa.

 

Leia mais notícias de São Paulo