AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDEBITO CÍVEL
EXCELENTÍSSIMO Senhor DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ..... a VARA CÍVEL DA FAZENDA DO ESTADO DE ..............
.........…………..... (nome completo), …..…….....……….......... (nacionalidade), ................ (estado civil), ............ (profissão), portador da cédula de identidade RG no ................... e inscrito no CPF/MF sob no ............., residente e domiciliado na ................ (endereço completo: rua [av.], no, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. ...), com escritório profissional na cidade de ......., na .................... (endereço completo: rua [av.], no, complemento, bairro, CEP, UF), onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 165 e seguintes do Código Tributário Nacional, promover a presente
AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO
em face de FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE ........., localizada na ............ (endereço completo: rua [av.], no, complemento, bairro, CEP, UF), pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I – DOS FATOS
O Requerente sempre cumpriu com os pagamentos dos tributos cobrados pela municipalidade.
Ocorre que equivocadamente pagou a maior um dos tributos, denominado .........., conforme documento em anexo (doc...), inclusive tendo sido pago antes do vencimento.
II – DO DIREITO
O Código Tributário vigente, dispõe em seu art. 165, que o contribuinte terá direito à restituição total ou parcial do que fora pago espontaneamente a maior que o devido (obs. pode-se copiar o artigo inteiro).
Também dispõe no art. 167 que a restituição, exceto em casos de infrações, será efetivada acrescida de juros de mora com vencimento após o trânsito em julgado da decisão que a determinar.
Também há previsão legal de prescrição quanto ao pedido de restituição, de modo que o Requerente está dentro do prazo legal, pois não ocorreu nenhuma das hipóteses do art. ..... do Código ........ (verificar se será utilizado o prazo prescricional do CTN ou do CC).
III – DO PEDIDO
Diante do acima exposto, requer a citação da Fazenda Pública por intermédio de seu representante legal, no endereço declinado no preâmbulo desta exordial, para que conteste a ação no prazo legal, com a advertência de que não o fazendo ser-lhe-ão aplicado os efeitos da confissão e revelia quanto à matéria de fato.
Requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do representante legal do Requerido, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.
Requer ao final que a presente seja julgada PROCEDENTE, condenando-se a Requerida à devolução quantum devido e recolhido indevidamente, conforme memorial descritivo de cálculo em anexo (doc...), devidamente corrigido monetariamente, bem como às despesas processuais e verba honorária de sucumbência.
Autor/requerente aberto à conciliação/mediação, conforme a nova sistemática da Lei 13.105 de 2015.
À presente dá-se o valor de R$ .........(.........) para todos efeitos legais.
Nestes termos,
Pede deferimento.
.........., .... de ............. de ..........
(local e Data)
........................
Advogado (nome)
OAB ...............