TRABALHISTAS DIVERSAS (PESQUISAR POR ASSUNTO NO WINDOWS EXPLORER) (174)
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da .... Vara do Trabalho de [especificar]
(Espaço de 10 linhas)
[Nome completo do Reclamante], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], residente e domiciliado [Endereço completo], por meio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor RECLAMAÇÃO TRABALHISTA contra [Razão Social da Reclamada], CNPJ [n.º], I.E. [n.º], com sede [Endereço completo], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
1. Da admissão, função e salário
O Reclamante foi admitido pela Reclamada no dia [Data: dia/mês/ano], na função de [especificar], percebendo como último salário a importância de [valor em reais], tendo sido dispensado em [Data: dia/mês/ano].
2. Da jornada de trabalho
Trabalhava o Reclamante de [especificar o período da semana – ex: de segunda à sexta-feira], iniciando sua jornada de trabalho às [horas] e terminando às [horas], com um intervalo de [especificar].
3. Do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS
O fato é que apesar da Reclamada, por ocasião da dispensa, ter procedido a entrega da guia de rescisão do contrato de trabalho visando à movimentação do FGTS do autor, o mesmo verificou que não havia valor algum depositado sob esse título na Caixa Econômica Federal.
De modo que, sendo o Reclamante credor da importância relativa ao FGTS por todo o período contratual, requer-se desde já que a Reclamada exiba as guias de recolhimento do depósito fundiário referente a todo período trabalhado.
DO DIREITO
Segundo o art. 3°, do Decreto 99.684/90: “A partir de 5 de outubro de 1988, o direito ao regime do FGTS é assegurado aos trabalhadores urbanos e rurais, exceto aos domésticos, independentemente de opção”.
Tendo em vista que o Reclamante trabalhou o período acima mencionado, o recolhimento do FGTS é imperioso e de direito.
Nesse sentido, [citar doutrina e jurisprudência].
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelência em determinar:
a) o pagamento direto do FGTS de todo o período do contrato de trabalho, conforme item [especificar];
b) a notificação da Reclamada para audiência, com depoimento pessoal, sob pena de revelia e confissão, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, não se descartando as demais provas em direito admitidas, e que, ao final, seja a empregadora condenada ao pagamento do pedido, juros, correção monetária, custas e honorários.
c) a concessão dos benefícios da Justiça Gratuita por ser o Reclamante economicamente pobre nos termos da lei.
Dá-se à presente ação o valor de [valor em reais] [obs: no procedimento sumaríssimo o valor não pode ultrapassar 40 (quarenta) salários mínimos – se inferior a dois salários mínimos a sentença será irrecorrível, salvo se versar sobre matéria constitucional].
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
[Local], [dia] de [mês] de [ano].
[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]