RECLAMAÇÃO TRABALHISTA FALÊNCIA DA EMPRESA CONTESTAÇÃO1
EXCELENTISSÍMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _________ VARA DO TRABALHO DA (COMARCA/SIGLA ESTADO)
Processo nº
MASSA FALIDA _______________ LTDA, com sede em ____________, por seu síndico representado, ________________, brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º .....,(endereço eletrônico), residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e infra assinado (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar CONTESTAÇÃO
A Reclamação Trabalhista proposta pelo requerente _______________já qualificado nos autos, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos, com os quais se impugna a totalidade dos argumentos e pedidos constantes da inicial.
DO SALÁRIO
Conforme a última folha de salários obtida junto a documentação da falida, o Reclamante trabalhava mensalmente 150 horas e percebia em contraprestação a quantia de R$ _______ (soma das horas normais + adicional noturno + comissões + repouso sobre comissões + salário família) (Doc. 01)
DA DISPENSA
Aduz o Reclamante que foi dispensado sem justa causa no dia 22 de julho de 20__.
Ocorre que o dia __ de julho de 2003 foi o dia do decreto de quebra da empresa.
Desta forma, não ocorreu dispensa sem justa causa, mas sim, causa impeditiva da continuidade do trabalho, qual seja, a falência da empresa.
Desta forma o Reclamante não faz jus ao aviso prévio nem a multa dos 40% do FGTS.
Por força da falência, também, não se pode impor à falida as multas requeridas dos artigos 467 e 477 da CLT.
DA JORNADA DE TRABALHO
A jornada de trabalho, segundo informações de outros funcionários, compreendia os seguintes horários: sextas e sábados: 19:30 às 23:15 horas; terça, quarta, quinta e domingo: 19:00 às 22:30 horas.
Durante a jornada os funcionários gozavam de um intervalo de vinte (20) minutos para descanso.
Assim, improcedente o pedido de pagamento de horas extras.
DO VALE-TRANSPORTE
Dos documentos localizados junto à falida, percebe-se que o Reclamante residia no mesmo bairro da falida, qual seja, ____________.
Ademais, quando da contratação, o próprio Reclamante dispensou o Vale-transporte por residir próximo à falida (Doc. 02 e 03)
Por oportuno destacar que o transporte de volta do trabalho era realizado pela própria Falida em veículo próprio.
GRATIFICAÇÃO NATALINA
A gratificação natalina referente a 20__, foi integralmente paga ao Reclamante.
Novamente logrei êxito em localizar a folha de pagamento daquela época, em que se verifica o pagamento de referida verba.
DIANTE DO EXPOSTO, por tudo o narrado, REQUER seja o feito julgado totalmente improcedente, condenando o Reclamante aos ônus da sucumbência.
N. T.
P. E. Deferimento.
____________, ___ de ____________ de 20__.
____________
OAB/
Síndico