MODELO DE AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM ANTECIPAÇÃO DE PARA REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA EM UM S

sente

Ação de obrigação de fazer com antecipação de tutela

para realizar perícia médica em um segurado durante a greve

contra o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, por sua Agência _______, localizada na _______, na cidade de ________, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

DOS FATOS

O requerente trabalha na empresa _______ desde o dia __ de ______ de 2012, onde exerce a função de _______.

Em __ de ________ de 2003, o requerente submeteu-se a uma cirurgia em seu joelho, o que ocasionou sua incapacidade para o trabalho por um período superior a 15 (quinze) dias consecutivos, conforme atestado médico em anexo.

Ciente de seu direito de percepção do benefício de auxílio-doença junto ao requerido, o requerente procurou por sua Agência ________, em ___ de _______ de 2003, para requerer a concessão do mesmo, onde foi informado que deveria ali retornar para a realização de perícia médica, para constatação de sua incapacidade para o trabalho e conseqüente habilitação ao recebimento dos valores a que faria jus.

Ocorre que na data designada, o requerente compareceu à Agência ________ do requerido para a realização da perícia, onde foi informado que esta não seria possível, vez que os médicos peritos do INSS encontravam-se em greve.

Certo é que como o requerente não passou pela perícia médica, o mesmo não pôde ser habilitado ao recebimento do beneficio a que faria jus, de modo que desde o 16º (décimo sexto) dia de seu afastamento da empresa, não vem recebendo sua remuneração diretamente de seu empregador, tampouco do INSS, ora requerido, em flagrante desrespeito às normas que regem a matéria.

DO DIREITO

I - DO DIREITO DO REQUERENTE À PERCEPÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA

A Lei nº 8213, de 24 de julho de 10000001, com suas posteriores alterações, elenca em seu artigo 18 as prestações e benefícios devidos aos segurados, dentre os quais encontra-se o auxílio-doença (artigo 18, inciso I, alínea e).

A mesma lei, em seu artigo 5000, dispõe que o auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Conforme exposto, verifica-se que o requerente, por conta de cirurgia a que foi submetido, ficou incapacitado para o trabalho, e, ainda, que o mesmo cumpriu o período de carência exigido pela lei, que é de 12 (doze) contribuições mensais (artigo 25, inciso I, da Lei 8213/0001), vez que trabalha na empresa _____ há aproximadamente 3 (três) anos.

Nota-se, assim, que o requerente cumpre integralmente os requisitos elencados em lei, de modo que faz jus ao recebimento do benefício auxílio-doença, o qual deveria estar lhe sendo pago pelo requerido desde o 16º (décimo sexto) dia de seu afastamento do trabalho, conforme preceitua o artigo 60 da já citada lei, in verbis:

Artigo 60 - O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

Ocorre que, apesar de cumprir todos os requisitos legais, e, de haver expressa disposição legal determinando ao requerido o pagamento do benefício auxílio-doença ao requerente desde o 16º (décimo sexto) dia de seu afastamento do trabalho, até a presente data o mesmo nada recebeu, pois o requerido alega que o requerente ainda não passou por perícia médica que comprove sua incapacidade.

Entretanto, em virtude da greve dos médicos peritos do INSS, o requerente não tem como comprovar sua incapacidade conforme exige o requerido (artigo 101, Lei 8213/0001), de modo que necessita de provimento judicial que obrigue o requerido a pagar ao requerente a importância a que faz jus independentemente da realização de perícia médica, vez que os documentos médicos em anexo comprovam sua inaptidão para o trabalho pelo período exigido na lei que rege a matéria.

Destaque-se que tal pagamento deve abranger todos os valores devidos ao requerente, desde o 16º (décimo sexto) dia de seu afastamento da empresa.

II - DO DEVER DO REQUERIDO DE ASSEGURAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS À POPULAÇÃO EM CASOS DE GREVE

Contudo, caso haja entendimento pela necessidade do requerente ter sua inaptidão para o trabalho comprovada por perícia médica, o que se admite apenas como argumentação, verifica-se que a disponibilização de médicos para a realização desta é obrigação do requerido, mesmo durante a greve dos médicos peritos.

A obrigação do requerido de pagar ao requerente o benefício a que faz jus e de realizar a perícia médica no requerente durante o período de greve dos médicos peritos decorre da Lei nº 7783, de 28 de junho de 10008000, a qual dispõe em seu artigo 11, que durante a greve, o empregador fica obrigado a garantir à população a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Tal obrigação legal decorre do fato de que com a paralisação dos serviços essenciais, é geralmente a população, e sobretudo os menos abonados, que é transformada pelos sindicatos dos empregados em instrumento de pressão para impor as reivindicações formuladas contra os empregadores. ("Greves Selvagens", Miguel Reale, Síntese Trabalhista, nº 137, nov/2012, p. 5)

Em continuação, o parágrafo único, do artigo supracitado, com o intuito de proteger a população, dispõe que são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Verifica-se, assim, que o requerido deve garantir imediatamente ao requerente a prestação do serviço de perícia médica para que ele possa obter o benefício a que faz jus, vez que sua necessidade é inadiável, posto que o mesmo depende do recebimento de tal benefício para manutenção própria e de sua família (esposa e dois filhos), ou seja, para sua sobrevivência.

A obrigação do requerido, neste caso, é de fazer, porquanto - conforme demonstrado - envolve a prática de um ato legalmente previsto.

Nesta trilha, é preciosa a lição de Sílvio Rodrigues, in verbis:

Na obrigação de fazer, o devedor se vincula a um determinado comportamento, consistente em praticar um ato, ou realizar uma tarefa, donde decorre uma vantagem para o credor. (Direito Civil, vol. 2, Parte Geral das Obrigações, Ed. Saraiva, 10008000, p. 33).

É mister, portanto, que caso haja entendimento pela necessidade de o requerente realizar perícia médica para a percepção do beneficio a que faz jus, que se imponha ao requerido a observância da lei flagrantemente desrespeitada e disponibilize ao mesmo médico perito para realização da perícia.

DA ANTECIPAÇÃO LIMINAR DA TUTELA

O artigo 461, do Código de Processo Civil, dispõe que nas ações que tenham por objeto o cumprimento de obrigação de fazer, como é o caso da presente ação, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou, se procedente o pedido, determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.

Com o fim de conceder ao credor da obrigação de fazer, como é o caso do requerente, o resultado prático equivalente ao adimplemento dela, o § 3º do mesmo artigo autoriza o juiz a conceder a tutela pretendida pelo mesmo liminarmente, nos casos em que haja fundamento relevante e justificado receio de ineficácia do provimento final.

Não há dúvidas de que no caso em tela coexistem tais requisitos, necessários para a concessão liminar da tutela pretendida pelo requerente, vez que seu pedido fundamenta-se na concreta violação de direito que a lei lhe outorga, o qual deve ser colocado imediatamente à sua disposição, sob pena de causar para ele e à sua família irreparáveis prejuízos, ante a natureza alimentar da verba a que faz jus, tornando ineficaz o provimento final caso não seja antecipado.

Diante do exposto, requer que, sem audição da parte adversa, seja antecipada liminarmente a tutela, determinando-se ao requerido que efetue, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar da comunicação processual, o pagamento do auxílio-doença ao requerente, ou que, no mesmo prazo, disponibilize médico para que realize perícia que o habilite no referido benefício.

Para fins de efetivação da tutela, requer seja imposta multa diária ao requerido por inobservância da determinação liminar, em valor a ser fixado por este H. Juízo, nos termos do artigo 461, §§ 4º e 5º, do Código de Processo Civil.

DOS PEDIDOS PRINCIPAIS

Deferida a antecipação liminar da tutela, requer seja efetivada a citação do requerido, para, querendo, contestar a presente ação, no prazo legal, sob pena de revelia, acompanhando-a até final decisão, que deverá julgar PROCEDENTE o pedido inicial, transformado em definitivo o provimento jurisdicional liminarmente pleiteado.

Requer lhe sejam concedidos os benefícios da Lei 1060/50, nos termos do convênio PGE-SP/OAB-SP, bem como prazo para juntada da respectiva procuração.

Requer, finalmente, provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.

Atribui à causa o valor de R$ __________________

N. Termos,

P. E. deferimento.

_____________, _____/________/ 200__

_________________________________

Adv.

"¬ÒÓÔÕÖרÙÚÛÜÝÞß

-˜(tm)š›œ\

]

^

_

`

a

k

l

m

n

o

p

æ

ç

è

é

æçèé¹

º

"

1/4

¿

À

Á

Â

o

p

q

r

s

t



ƒ

"

...

È

É

Ê

Ë

Ì

Í

Ê

Ë

Ì

Í

¦§¨(c)- !ûûûûûûûûûûûûëûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûû-5CJOJQJ\aJmHsHnH tH ]xy¬ÓÕ×ÙÛÝß

N-(tm)›]

_

a

l

n

p

ç

é

ç÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷òò÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷dÿ

$dÿa$50þçéº

1/4

À

Â

p

r

t



ƒ

...

É

Ë

Í

Ë

Í

§(c)!35üþ "÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷

$dÿa$!2345ûüýþ !"ÉÊËÌÍÎHIJKLMÀÁÂè(c)ª"L-M-N-O-"...†‡0!1!2!3!Ñ!Ò!Ó!Ô!""""000#:#;#<#ž$Ÿ$ $¡$¢$£$Ë$Ì$Í$Î$Ï$Ð$K&L&M&N&×'Ø'Ù'Ú'ÿ)***·+¸+¹+º+Á,Â,Ã,Ä,Å,Æ,à,á,â,ã,ä,å,m.n.o.ûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûûnH tH c"ÊÌÎIKMÁÃ(c)"M-O-...‡1!3!Ò!Ô!"":#<#Ÿ$¡$£$Ì$Î$Ð$÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷

$dÿa$Ð$L&N&Ø'Ú'**¸+º+Â,Ä,Æ,á,ã,å,n.p.//‚/"/·/¹/Ä/Ü/Þ/à/0÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷ëëëëë

$"Ûdÿ^"Ûa$

$dÿa$o.p./////‚/ƒ/"/¶/·/¸/¹/Ã/Ä/Û/Ü/Ý/Þ/ß/à/000

00 0*0+0,0-01020304050ûûûûûûûûûûûûûûûûûìOJQJaJmH nH sH tH nH tH $0

0 0+0-0204050óóóóóññ

$"Ûdÿ^"Ûa$

,1h°Ð/ °à=!°¥"°¥#‰$‰%°°Ä°Ä

Ä

i8@ñÿ8

NormalCJ_HaJmHsHtH6A@òÿ¡6

Fonte parág. padrãoRþoñÿòR

titulo CA

$dða$;CJOJQJ_HmH sH tH 5,pÿÿÿÿxy¬ÓÕ×ÙÛÝß

N-(tm)›]_alnpçéçéº1/4À

Â

p r t  ÁÃ(c)"MO...‡13ÒÔ--:<Ÿ ¡ £ Ì Î Ð L"N"Ø#Ú#&7,˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€š0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€š0€€!o.50/36ç"Ð$05002457501æéùü25`c-˜(tm)›(c)­(r)±²´¿ÂÃÆÍÐ×ÚÛÞßáý ¡¤íïðòöø

$'+/35>@LOy|€ƒ'" £ÃÅÉÍÓÖ×Ú

!(*+./2:=MPQT\^bdsvˆ‹'•(tm) ¤¥§¯²ÁÄßâãå÷ù

SVad§ª­°±´1/4¿ÄÆâäðóô÷

- !#6000DFJL[^hkosƒ†"-ž ¡£¤§(r)°ÓÖçêøû'

*

.

0

1

4

;

=

C

E

o

r

s

u

v

y

ˆ

Œ



£

¥

¦

(c)

ª

­

(r)

´

¸

"

1/4

3/4

Ý

à

è

ë

ó

õ

ù

û

<?FHIKLNY[ru€‚ƒ...‰Œœ ¤§±´ÇÊØÚÞáâäëîüÿ

2 5 6 : > A B E F I P S _ b h j ¹ Å å ç ÿ

!

"

$

C

G

J

L

M

O

P

R

i

k

t

w

ˆ

Œ



"

¸

¹

"

¿

Â

Ã

Æ

Ï

Ò

ï

ò

ý

ÿ

$

&

5

8

<

?

@

C

H

L

V

X

Y

[

b

e

l

n

o

r

w

z

{

}



"





-

(tm)



Ÿ

²

µ

Ì

Ï

ß

ã

õ

ù

ú

ü

$

'

,

.

2

4

5

:

H

K

T

W

^

`

a

d

e

h



ƒ

"



'

"

¢

¥

±

´

¿

Â

Æ

É

Ê

Î

Ô

×

Þ

à

á

ä

é

ì

í

ï

ö

ø

-

"

#

&

=

?

@

B

_

b

p

s

"

...

Ž

'

Ç

Ê

Î

Ñ

Ò

Õ

á

ä

î

ñ

ù

ý

þ

.

1

8

:

;

=

>

@

`

b

j

m

r

u

"

'

¢

£

¥

(c)

¬

1/4

À

Ä

Ç

Î

Ñ

Ú

Ý

å

è

é

ì

/1245=>@DFVXbefhnqruy{|~‚..."˜›¢¥¶¸¹"ËÍØÛÜßìïúü

!#$'+-ADLOPTbemoptŽ''"˜›œž­°ÉËÌÏÖØÙÛÜÞüÿ-158?BQTUXdgwz•-¥¨¬¯·ºÆÈÍÏÐÒÓÕâäìîòô- %'(*+.D ,7,

y...ˆÕ֝ FIÚÝÇÊo

s

D

G

}

¬¯ŠZ\OSKL!‡NQÔá1/2-Â-ó-þ-‡Œž Ú#,$.$K)N)ø*ý*Œ++,,7,

y€¹+4,7,

ÿÿfabio(c)C:\Documents and Settings\baco\Meus documentos\Modelo de ação de obrigação de fazer com antecipação de para realização de perícia médica em um segurado durante greve.docÿ@€yy5syw5,P@ÿÿ

UnknownÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿG‡z €ÿTimes New Roman5

€Symbol3&

‡z €ÿArial;&

‡z €ÿHelveticaW

Minion BoldCourier New"1ˆðÄ(c)‚³¦"³¦es$MY𥉴´0Ã, 2ƒðÿÿvModelo de ação de obrigação de fazer com antecipação de para realização de perícia médica em um segurado durante grevefabiofabioþÿà...ŸòùOh"'+'³Ù0ؐ˜$4@

L\ lx

"

¬

¸ÀÈÐä-wModelo de ação de obrigação de fazer com antecipação de para realização de perícia médica em um segurado durante greve-ode-fabio d-abi-abi-

Normald-fabiod-1bi-Microsoft Word 000.0b@FÃ#@Li*']Ç@Øïq']Çes$þÿÕÍÕœ."-+,ù(r)0`

hp|"Œ"

œ¤¬´

1/4

?ä-oMÃ,ü

-wModelo de ação de obrigação de fazer com antecipação de para realização de perícia médica em um segurado durante greve

-

Título

- !"#$%&'()*+,-./012345678þÿÿÿ:;<=>?@ABCDEFGHþÿÿÿJKLMNOPþÿÿÿRSTUVWXþÿÿÿýÿÿÿ[þÿÿÿþÿÿÿþÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿRoot Entryÿÿÿÿÿÿÿÿ ÀFà|îu']Ç]€1Table

ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿ000-WordDocumentÿÿÿÿÿÿÿÿ.pSummaryInformation(ÿÿÿÿI

??

??

??

??

??

??

??

??

??

??

??

??