ANULACAO VENDA ASCENDENTE DESCENDENTE
ANULAÇÃO DE VENDA DE ASCENDENTE A DESCENDENTE
===============================================
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [nº] Vara Cível da Comarca de [especificar]
(Espaço de 10 linhas)
[Nome completo do requerente], [nacionalidade], [profissão], [estado civil], portador do RG [nº] e do CPF [nº], residente e domiciliado na [endereço completo], por seu advogado signatário(procuração anexa, doc. [nº]), vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência oferecer
AÇÃO DE ANULAÇÃO DE VENDA DE ASCENDENTE A DESCENDENTE,
nos termos do art. 40006, caput, do Novo Código Civil, em face de [Nome completo do réu-genitor], [nacionalidade], [profissão], [estado civil], portador do RG [nº] e do CPF [nº], residente e domiciliado na [endereço completo], e de [Nome completo do réu-irmão], [nacionalidade], [profissão], [estado civil], portador do RG [nº] e do CPF [nº], residente e domiciliado na [endereço completo] expondo para tanto o que segue:
[Nome completo do requerente], [nacionalidade], [profissão], [estado civil], portador do RG [nº] e do CPF [nº], residente e domiciliado à [endereço completo], por seu advogado signatário (procuração anexa, doc. [nº]), vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência oferecer AÇÃO DE [especificar], nos termos do artigo [especificar], do Código de Processo Civil, em face de [Nome completo do Requerido], [nacionalidade], [profissão], [estado civil], portador do RG [nº] e do CPF [nº], residente e domiciliado à [endereço completo], expondo para tanto o que segue:
I – DOS FATOS
Conforme comprovam cópias das Certidões de Nascimento anexas, os Réus são, respectivamente, genitor e irmão do Autor (docs. [nº]).
Em [dia/mês/ano], o genitor do Autor alienou a seu outro filho o imóvel [descrever e localizar], que era de sua propriedade, sem o conhecimento e a anuência do Autor, conforme comprova a escritura pública anexa devidamente registrada (doc. [nº]).
Referida alienação se deu de forma simulada, para encobrir uma doação, pois, conforme comprovam os documentos anexos (docs. [nº]), o valor da venda foi simbólico.
A escritura definitiva, que foi outorgada pelo Réu em [dia/mês/ano], foi lavrada no [especificar] Cartório do Notas (doc. no.), e, posteriormente, transcrita no [nº] Cartório de Registro de Imóveis (doc. [nº]).
II – DO DIREITO
Determina o art. 40006, caput, do Novo Código Civil, que a venda de ascendente a descendente, é anulável quando inexiste consentimento expresso dos outros descendentes.
Em assim sendo, sem a anuência expressa do Autor, não tinha o Réu legitimidade para levar a referida venda a efeito, razão pela qual a mesma deve ser anulada.
Aliás, a respeito já têm decidido nossos Tribunais:
[citar jurisprudência]
III – DO PEDIDO
Diante do exposto, requer:
I) a citação dos Réus para, querendo, responderem à presente ação, nos termos do art. 285, do Código de Processo Civil;
II) seja julgada procedente a presente ação com a conseqüente condenação dos Réus no pagamento das custas e honorários advocatícios.
III) Provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente por prova documental e pelo depoimento pessoal dos Réus.
Dá-se à presente o valor de R$ [especificar] [valor expresso]. Termos em que,
pede deferimento.
[Local], [dia] de [mês] de [ano].
Assinatura do advogado
[Número de Inscrição na OAB]